Aromatizador, picolé e outros produtos feitos de jabuticaba fazem sucesso em festival de Taquaruçu

.

Licor, aromatizador, picolé, coxinha e outros produtos feitos à base de jabuticaba fazem sucesso e conquistam o paladar de quem visita o festival em Taquaruçu. O evento está na segunda edição e segue até o dia 14 deste mês, com feira drive thru e pratos especiais oferecidos em pousadas e restaurantes.

Os pés de jabuticaba estão em vários quintais das casas do distrito. Tanta fartura precisava ser compartilhada. A ideia do Circuito Gastronômico da Jabuticaba foi incentivar a confecção de produtos originários do fruto e contribuir com a renda dos moradores.

"Uma fruta muito gostosa, que tem em quase todos os quintais da cidade e [o objetivo é] fazer com que as pessoas possam ganhar dinheiro com esse fruto", disse a organizadora do evento, Luciene Nascimento.

Os feirantes venderam os produtos no estilo drive thru. Os sabores chamaram a atenção. Que tal uma coxinha à base da fruta. Dela, é possível aproveitar tudo. Da flor, por exemplo, é extraído o aroma.

"Trouxe 15 aromatizadores de ambiente, com cheiro de flor branca, que é a rosa da jabuticaba e só ontem eu já vendi a metade. Superou as minhas expectativas", comemorou a comerciante Daniela Aires.

O licor virou coisa séria para a comerciante Marília Almeida. A fruta em abundância ajudou a criar o novo negócio. "A gente começou porque a gente tem quatro pés e eles estavam perdendo muita fruta. Então, resolvemos criar um produto à base dela. Meu pai criou as receitas. Eu e ele seguimos fazendo os licores. A cada ano, temos uma inovação. Ano passado trouxemos o de gim, que foi o campão. Esse ano, estamos trazendo o de vodka e a cada safra, tentamos trazer um novo produtor para ter novidade".

Se o visitante preferir, tem picolé de jabuticaba com jabuticaba flambada na caipirinha. "Você coloca ela em uma chapa bem quente ou uma frigideira, coloque álcool - cachaça ou vodka. Você tem que saltear no fogo até o ponto dela dourar e soltar todo o líquido dela. Solta o sabor, fica mais acentuada a cor dela e utilizamos ela no nosso drink", relatou a comerciante Verônica Augusta Oliveira.A comerciante Márcia Francisca criou uma receita chamada de jabuticone. Ela coloca dentro de um cone, a carne de porco assada no fogão a lenha e desfiada, com molho à base de leite, manteiga e noz-moscada. Depois, joga a calda de jabuticaba feita com vinho para despertar uma mistura de sabores.

"Faz sucesso. Graças a Deus, eu me surpreendi. O pessoal está gostando e eu estou vendendo bastante", disse ela