ESTREITO-MA – Terra da Educação; um sonho sendo realizado

O município de Estreito-Ma ao longo dos últimos anos vem se transformando em uma verdadeira referência educacional na região sul do Estado. A transformação se deve em grande parte aos esforços da Administração municipal através do Prefeito Cícero Neco que elegeu a Educação no município como uma de suas maiores prioridades e com certeza, ao fim de sua Administração, deixa um verdadeiro legado a ser copiado em todo o país.

A Administração municipal desde o início vem trabalhando de maneira a transformar o sistema educacional do município; reformando escolas e muitas vezes tendo que ergue-las do nada. Hoje o que se vê no município é reflexo do investimento maciço em Educação e os resultados estão surgindo.

A preocupação com educação de qualidade não se restringe à apenas a zona urbana do município; a zona rural também foi agraciada e hoje conta com escolas modelo, fruto da busca incessante da Prefeitura de Estreito que conseguiu junto ao governo federal recursos para a construção dessas escolas.

Mas a preocupação e incentivo à Educação em Estreito não param somente na educação básica. Um sonho antigo dos estreitenses está muito próximo de ser realizado em sua totalidade. Trata-se da Faculdade de Estreito que está em fase final de construção e muito em breve estará à disposição dos alunos.

A faculdade de Estreito é a prova cabal de que Estreito é cidade referência em Educação. Construída com recursos próprios do município, vai ser entregue ao governo do Estado para a implantação dos cursos superiores através da Universidade Estadual do Maranhão.

O projeto de Lei 010/2018 que trata da concessão do prédio da faculdade municipal à UEMA foi votado na Câmara de Vereadores e aprovado por unanimidade. Isso significa que o sonho do estreitense de se formar em um curso superior em sua cidade natal está muito próximo de ser realizado. O município de Estreito construiu o prédio moderno e capaz de abrigar toda a estrutura de uma Universidade e o governo do Estado, através da UEMA implantará e dirigirá os cursos.

Na oportunidade da sessão que votou o projeto, o Prefeito Cícero Neco afirmou: “o Governo do Estado foi um grande parceiro neste projeto, a necessidade dos jovens permanecerem em sua cidade para fazer um curso superior em sua cidade, sem se deslocar, era um grande sonho que agora poderá ser realizado. Ainda disse que acredita que no futuro poderá ser ofertado até mesmo cursos na área de saúde como o de medicina, bastando agora que ações burocráticas sejam feitas para a implementação”.

O prefeito continuou e elogiou o Deputado Marco Auerélio, que segundo ele foi o grande responsável por tal parceria, juntamente com o Governador Flavio Dino, ao qual agradeceu e disse que se trata de um momento histórico.

Os vereadores de Estreito também se manifestaram. O presidente Tavanes Firmou agradeceu a presença de todos, reafirmando a importância da aprovação por parte dos vereadores.

O vereador Diney Noleto afirmou que a Câmara aprovou algo histórico e muito importante para todos os Estreitenses. Ainda agradeceu ao apoio de todos que lutaram por esta conquista, pois a soma de esforços é que resultou em tal conquista.

A vereadora Mariana Leite disse que se faz importante colocar o nome dos vereadores da legislatura anterior na placa de inauguração do prédio que é objeto de doação, segundo ela, foi na legislatura passada que este projeto começou.

O vereador Pedro Pacheco tratou da importância da faculdade para os jovens do município, ressaltando as dificuldades as quais os alunos que estudam em outra cidade tem na atualidade. O vereador ressaltou ainda que a qualificação da mão de obra será possível, pois os cursos que serão ofertados possibilitam melhor colocação no mercado de trabalho.