SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ESTREITO

No último dia 01 de Outubro, os vereadores de Estreito aprovaram várias indicações de importância para o município. Entre elas, está um bueiro na Avenida Principal no bairro Passagem da Volta, de autoria dos vereadores Glaudstone Fonseca, Sabrina Passos, Pedro Pacheco e Jailson Salazar.

Segundo os autores do requerimento, a obra é um pedido dos moradores do local que perderam móveis e sofreram diversos outros prejuízos devido a problemas que o período de chuva trouxe.

Também foi aprovada indicação 52/2018; para que seja providenciada tampa de bueiro na rua João Gomes Bandeira, no bairro Ferrovia de autoria dos vereadores Pedro Pacheco, Mariana Ribeiro, Sabrina Passos, Amaral Vilar e Jailson Salazar.

Os vereadores ainda ressaltaram a necessidade de atenção neste bairro, onde o programa "Mais Asfalto" contemplou apenas parte do bairro.

Também foi aprovada Indicação 53/2018 que sugere ao executivo a disponibilidade de uma área para realização de feira livre nas proximidades do residencial Newton Coelho. A indicação é do vereador Jailson Salazar.

O vereador falou sobre a dificuldade que os moradores tem para terem acesso a frutas e outros, comercializados nas feiras livres.

Ainda enfatizou que a realização será importante para a economia local e para o morador daquele bairro, sugerindo a realização da feira nas sextas feiras.

TRIBUNA

O vereador Pedro Pacheco usou a Tribuna e lembrou a importância do dia do Idoso, comemorado no dia 01/10, falando do trabalho desenvolvido por ele junto a terceira idade.

Pediu novamente atenção para a indicação, onde solicitou iluminação no estádio municipal, sob pena de prejudicar o andamento do campeonato municipal, ao qual elogiou e ressaltou a importância.

O vereador Carlito da Linha, abordou o bairro Passagem da Volta, especificamente sua indicação passada, referente a lombadas ou quebra-molas na rodovia BR-230. Segundo ele, no local os veículos trafegam em alta velocidade, motivo que ocasionou no passado acidentes, tirando a vida de moradores da cidade.

Ele também disse que faltando apenas uma semana para as eleições, é necessário que os eleitores escolham seus representantes com sabedoria, diante a necessidade de melhoria do nosso país.

O vereador Elismar Moreira, disse que andando pela cidade, ouvindo as pessoas, acaba descobrindo problemas e necessidades. Cobrou o Secretário de obras Estadual, pedindo responsabilidade em relação ao município, referente a obras dos programas Estaduais, como o "Mais Asfalto".

O vereador também tratou da importância da escolha no dia 07 de outubro (eleições), onde o futuro do país significa também o futuro do município. Ele ainda pediu para que os cidadãos pesquisem as pendências e impedimentos aos quais candidatos estão submetidos, referindo-se a possíveis processos e condenações que possam pesar sobre o candidato.

O vereador Joacy Espíndola, destacou a indicação que fez em oportunidades passadas referente ao bairro Vila Delfina, onde um bueiro era necessário para evitar o alagamento de ruas. Elogiou o executivo que executa agora o calçamento do referido bairro, destacando a necessidade de maior manutenção nas ruas de terra do município, diante a proximidade do período chuvoso que se aproxima.

Citou que tem muitos buracos na estrada de São Pedro dos Crentes, especificamente o buraco que fica no "João Moura", onde segundo ele, houve um acidente envolvendo uma motocicleta, reafirmando que se faz necessário a ação da prefeitura antes do período chuvoso.

Carlito da Linha pediu parte e cobrou o executivo, dizendo que o buraco que Joacy Espíndola citou é algo preocupante e grave e precisa de medida urgente. Destacando ainda a necessidade de soluções por parte do executivo referente as ruas de terra, onde caminhões pipa e outras soluções para reduzir a poeira é necessária.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Tavane Firmo, pediu parte e indignado disse que o Governo do Estado precisa trabalhar, segundo ele, a MA 138 é a maior prova de que o Governo Estadual pouco faz pelo município.

O vereador Gladston Fonseca pediu parte e concordou com seu colega Joacy, dizendo que o buraco pode causar um acidente ainda mais grave.

O vereador Diney Noleto, destacou a nota do IDEB da escola Frei Gil, que foi referência Estadual. O vereador ainda tratou das eleições, destacando que o vereador deve estar ao lado do povo, apresentando candidatos que sejam parceiros da cidade, citando o deputado Léo Cunha, assim declarando seu apoio irrestrito.

Pedro Pacheco pediu parte e enfatizou seu apoio ao Deputado Rogério Cafeteira, afirmando que segundo ele, aproximou o Governo Estadual ao município, trabalhando sem medir esforços, mesmo sem ter obtido votos na eleição passada.

Jailson Salazar também tratou do momento político em que o país vive. Ressaltando a importância da política, seja para quem é candidato ou cidadão. Segundo ele, não se deve votar por paixão e sim por razão. A consciência do cidadão é fundamental, no sentido de escolher pessoas que fizeram algo, sejam obras, leis e outros. Lembrou que Rogério Cafeteira, destinou recurso de R$1.000.000.00 de reais para a saúde municipal, citando a proximidade entre o município e o Estado, conquistado pela articulação do experiente Deputado. Ele ainda destacou o breve funcionamento da UEMA nas instalações da faculdade municipal, também a pavimentação do bairro Ferrovia através do programa "Mais Asfalto", do programa "Escola Digna" e outros programas, conquistados pela parceria junto ao Governo do Estado.

Finalizou destacando que a democracia é importante, externada através da cidadania que é aplicada através do voto, portanto não se pode deixar de votar.

Ao final, Tavane Firmo prestigiou a presença do ex-prefeito e vereador Ceará, dando a ele a oportunidade de usar o microfone da Câmara.

Ceará, pessoa carismática e popular na cidade, foi o primeiro prefeito de Estreito. Conhecedor de diversos problemas e necessidades do município.

Ceara destacou sua passagem pelo executivo e legislativo municipal, de forma descontraída, lembrou seus feitos e contribuições para a cidade. Ele disse ser muito feliz por ter tido a oportunidade de contribuir com a construção e desenvolvimento do município.

Finalizou agradecendo a todos e disse que os vereadores precisam da ajuda da população para trabalhar.