VEREADORES DE ESTREITO-MA APRESENTAM INDICAÇÕES

CÂMARA MUNICIPAL DE ESTREITO-MA

Na manhã desta última segunda-feira (21), os vereadores do município de Estreito realizaram sessão ordinária onde foram discutidos e votados temas importantes para o município de Estreito.

O vereador Amaral Vilar, apresentou as indicações 053 e 054/2018. A indicação requer a construção de uma praça no Bairro Cibrazem, para a pratica de lazer e esporte. A indicação solicita ainda a limpeza, manutenção da iluminação e jardinagem na praça São Sebastião.

Já o vereador Helder Ciqueira solicitou providências na estrada do assentamento Braço Forte, onde segundo ele o estado é precário e a solicitação já foi feita diversas vezes por todos os vereadores. O vereador reforçou que o período de chuvas se aproxima e é necessário urgência na manutenção do trecho.

O vereador Amaral Vilar pediu parte e reafirmando que havia feito o pedido ao executivo municipal e que lhe foi garantido a realização da obra antes das chuvas.

A vereadora Mariana Leite disse que a estrada do assentamento Braço Forte agoniza, pois os moradores pediram diversas vezes melhorias. Ressaltou que houve melhoria no trecho da estrada do assentamento Vitória, bem como em outros trechos. Ainda destacou a importância da entrega do poço do Tabuleirão.

O presidente da casa, vereador Tavane Firmo pediu parte para e informou que o poço é fruto da parceria da câmara com o executivo, respondendo aos críticos que reclamam da atual gestão do legislativo e executivo, mostrando resultados.

Mariana continuou e pontuou dizendo que as pessoas que vivem criticando os vereadores, fazem isso com o objetivo de sentar em uma cadeira do legislativo, mas destacou que esse tipo de atitude não é compatível com os anseios da sociedade.

Helder Cerqueira elogiou o discurso da vereadora Mariana, disse que seu discurso era brilhante, uma vez que tratava de um tema tão importante, da participação do legislativo em todas as obras e benfeitorias na cidade de Estreito.

O vereador Manoelzinho do Didico tratou dos canteiros da avenida Chico Brito, onde as Palmeiras necessitam de cuidado, graças a chuva, segundo ele, a situação deve melhorar.

Destacou que espera a continuidade das obras em pareceria com o Governador do Estado, afirmando que tem certeza que as obras não serão eleitoreiras e portanto seguirão a todo vapor.

Destacou ainda os resultados do primeiro turno das eleições, destacado que a Deputada Valéria Macedo foi a mais votada no município. Ele parabenizou quem foi eleito, bem como os que não conseguiram se eleger mas tiveram votações expressivas.       

O vereador Carlito da Linha agradeceu ao prefeito municipal que atendeu seu pedido em relação a um buraco na MA138, ao qual foi solucionado e sanado.

Disse que é fácil atacar os vereadores em grupos de Whatsapp, criticando com o interesse de obter um lugar no legislativo. Afirmando que não é desta forma que se ganha uma eleição, mas ajudando, ouvindo e contribuindo com a população.

O vereador Diney Noleto disse que as eleições Estaduais se findaram, destacando a vitória de Flavio Dino. Destacando que embora os Deputados Estaduais apoiados no município não tenham ganhado, o prefeito Cicero Neco, segundo o vereador, reuniu-se com aqueles que venceram para firmar parcerias.

O presidente Tavane Firmo pediu parte e passou a palavra para o vereador Glaudston Fonseca. O vereador disse que o secretário mandou mensagem e tempo real durante a sessão, afirmando que a estrada dos guardiões receberá nesta semana o material e na posterior haverá o início das obras.

Diney disse que a estrada da Corjam é uma prova do compromisso da prefeitura com a infraestrutura da zona rural. Destacou diversas obras e ações, que contribuem com a vida do homem do campo, reconhecendo que existe muito o que fazer, mas aos poucos de acordo com o possível as obras vão ocorrendo.

Afirmou que nesta segunda o prefeito se reúne com o Governador Flavio Dino para tratar da pavimentação do bairro São João, solicitando o pagamento para a continuidade das obras.

Pedro Pacheco destacou a zona rural, afirmando que existem diversas estradas no município e segundo ele ainda é muito pouco o que foi feito até agora. Embora respeite o poder executivo, não é possível tampar o sol com a peneira". O vereador disse que existem casos próximos da cidade em estradas da zona rural que merecem atenção. Ele ainda disse que o poder executivo não parou de trabalhar, mas não pode andar a "passos de tartaruga". Pedro Pacheco não acredita que seja por conta de questões eleitorais e prefere desacreditar nisso. 

Joacy Espínola pediu parte para dizer que a região do extrema não teve a atenção do executivo, sendo que é próximo a zona urbana, dizendo que diversas estradas merecem atenção.

Joacy disse que o cemitério municipal novamente passa por problemas, o mesmo do ano passado, durante as chuvas a agua causa erosão nos túmulos, dentre outros problemas conhecidos no cemitério.

Ainda, Vereadora Mariana disse, pedindo parte, que existem diversas estradas na região da zona rural que merecem atenção. Solicitando que seja levantado o estado de todas elas, para que assim se faça a um cronograma de obras, obedecendo a prioridade e relevância destas.

Pedro Pacheco terminou dizendo que nas ruas é procurado pela população que faz solicitações e que por isso ele usa a tribuna para cobrar, pois sua função é representar a população.